I Workshop de Redes Quânticas (WQuNets)

Na última semana, ocorreu o I Workshop de Redes Quânticas (WQuNets), evento satélite do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2024). O workshop, pioneiro em seu formato no Brasil, reuniu especialistas, pesquisadores, e estudantes interessados em debater as inovações e desafios no campo das redes quânticas.

Durante o WQuNets, foram apresentadas diversas palestras e artigos aprovados, abordando tópicos que variaram desde os princípios fundamentais das redes quânticas até suas potenciais aplicações.
Os participantes tiveram a oportunidade de discutir como essas redes podem aprimorar ou possibilitar novas tecnologias, comparadas à Internet clássica, bem como explorar o desenvolvimento de novos paradigmas de computação quântica, como a computação quântica distribuída e as nuvens quânticas.

As seguintes apresentações compuseram a programação do evento:
– Keynote WQuNets: Quantum Network Tomography
– The Rio Quantum Network: a reconfigurable hybrid multi-user metropolitan quantum key distribution network
– Multipurpose Quantum Network Simulators: A comparative study
– Optical simulation of Markovian quantum channels
– Automation of the Quantum Algorithm HHL for implementing two-dimensional SVMs
– Distributed Quantum Walk Control Plane Implementation
– Arquitetura para sistema de computação quântica distribuída multi-QPU com particionamento de circuitos
– Painel: Iniciativas e Oportunidades de Computação e Comunicação Quântica no Brasil

O trabalho “Arquitetura para sistema de computação quântica distribuída multi-QPU com particionamento de circuitos” recebeu o prêmio de melhor artigo.

A troca de ideias e o compartilhamento de pesquisas recentes foram pontos altos do workshop, proporcionando um ambiente propício para a colaboração em projetos e o desenvolvimento de novas parcerias. A expectativa é que o WQuNets se torne um evento regular, continuando a promover avanços significativos nas comunicações quânticas e contribuindo para a construção de um futuro onde as redes quânticas complementem e expandam as capacidades da Internet clássica.