Arthur e David finalizando uma apresentação no ERAD 2023

No evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a III Escola Regional de Alto Desempenho Região Norte 2 (ERAD-NO2) e a III Escola Regional de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial Região Norte 2 (ERAMIA) foram palco da apresentação de um artigo pelos estudantes de Iniciação Científica, Arthur Pimentel e David Tavares.

Organizados pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (CE-ACPAD) da SBC, os eventos têm como objetivo fornecer conhecimento científico atualizado nas áreas de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (ACPAD), Aprendizado de Máquina (AM) e Inteligência Artificial (IA). Realizada na UNAMA, a III ERAD e ERAMIA da região Norte proporcionaram aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de minicursos, palestras, fóruns de iniciação científica e pós-graduação.

O artigo apresentado pelos estudantes, intitulado “Estudo e Simulação de uma Rede de Distribuição de Chaves Quânticas de Alto Desempenho para o Campus da UFPA”, destaca-se pela abordagem inovadora na área de Segurança de Rede. O trabalho apresenta o design e simulação de uma rede de Distribuição de Chaves Quânticas (QKD) desenvolvida especificamente para o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao posicionar estrategicamente nós QKD, a rede busca atender às necessidades de comunicação de diversos institutos de pesquisa. Os resultados da simulação, que incluem distâncias entre nós e taxas de chaves quânticas, refletem condições do mundo real. Esses resultados demonstram a viabilidade da proposta de rede QKD, destacando seu potencial para troca segura de chaves em alta demanda e permitindo aplicações de segurança, como autenticação e criptografia.

Você pode conferir o artigo clicando aqui.